Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

segunda-feira, 16 de março de 2015

Mais de 40 animais são abatidos por semana no Matadouro Público de Alhandra

Matadouro-publico-de-Alhandra-800x535O Matadouro Público de Alhandra realiza, semanalmente, o abate de mais de 40 animais, caprinos e ovinos, para o fornecimento de carne para o comércio local. O espaço, que em breve passará por um processo de revitalização e adequação para a melhoria do trabalho dos profissionais e manuseio da matéria-prima, está localizado no bairro de Salgadinho e possui um amplo espaço para o abatimento, corte e fornecimento do produto para os frigoríficos da cidade. O estabelecimento funciona de acordo com as condições higiênicas e sanitárias exigidas pela Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado da Paraíba – Sedap.
carnes-nos-ganhos-foto-Alton-Cunha
O Matadouro de Alhandra está aberto durante toda a semana, mas o abate de animais é realizado com mais frequência na sexta-feira e no sábado, dias que antecedem a feira livre, que acontece todos os domingos. Uma equipe de oito servidores da prefeitura, formada por um administrador, três carregadores, duas zeladoras e dois vigias, trabalham padronizados com uniformes disponibilizados pela prefeitura e auxiliam para a manutenção do local. O trabalho da equipe de matança é de responsabilidade dos proprietários dos animais, o estabelecimento passou em 2013 por um processo de revitalização no prédio, com serviços de manutenção nas instalações hidráulicas e elétricas. A estrutura física do Matadouro é formada por oito balcões, sendo três internos, utilizados para o abate e esquartejamento, e mais cinco balcões na parte de fora, onde são lavadas as carnes e de lá, colocadas em ganchos e encaminhadas para os frigoríficos. Um curral de animais construído próximo ao matadouro auxilia na separação e preparação dos animais para o abate.
Funcionario-da-preeitura
O secretário adjunto de Agricultura, Josinaldo Francisco, informou que a pasta administrativa municipal está com um projeto pronto para ser colocado em prática e melhorar os serviços do matadouro. “O terreno no entorno do estabelecimento está passando por um processo de planagem, mas o trabalho foi parado por causa das chuvas que caíram nos últimos dias”, disse Josenildo. Ele também falou que serão comprados novos equipamentos para melhorar o trabalho dos profissionais. “Serão adquiridos novos equipamentos, mais modernos, que agilizará o processo de matança dos animais e o processo de higienização e segurança no manuseio das carnes”, completou.
Profissionais-tercerizados-que-utilizam-o-matadouro-nos-dias-de-matanca-foto-Ailton-Cunha-800x535
DSC_0028-800x532DSC_0031-800x532DSC_0034-800x532


Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES

busca no blog