Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ambulâncias de Alhandra atendem a população 24h por dia, todos os dias da semana

A Prefeitura possui quatro unidades para atender os moradores
e um quinto veículo será integrado, em breve, à frota da saúd

A coordenadoria de saúde de Alhandra realiza, diariamente, diversos atendimentos e serviços de ação preventiva à população. Um dos serviços de destaque disponibilizados aos moradores do município são os atendimentos prestados pelas equipes de profissionais das ambulâncias. Atualmente, a Prefeitura possui quatro unidades para atendimento emergencial e um quinto veículo será integrado em breve à frota.

Dos quatro veículos utilizados para o socorro e transporte dos pacientes, dois foram adquiridos com recursos próprios da atual gestão e outras duas ambulâncias já estavam locadas na Secretaria de Saúde. O quinto veículo foi adquirido em parceria com o governo estadual, através do Pacto pelo Desenvolvimento Social, e aguarda a liberação de seu uso pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária – Agevisa.  

As ambulâncias da Prefeitura atendem a população 24h por dia, sete dias por semana, através das equipes de plantonistas da Secretaria de Saúde. Uma unidade fica de pronto atendimento, no distrito de Mata Redonda, outra fica no Posto de Saúde da Família (PSF) de Subaúma, e as demais estão disponíveis para os pacientes do Hospital Municipal Alfredo de Almeida Ferreira e ocorrências gerais de todo o município.

A secretária de Saúde de Alhandra, Albarina Kelly, explicou que as ambulâncias são utilizadas para fazer remoção dos pacientes dos PSF’s para o Hospital de Alhandra e de João Pessoa. “Os moradores devem ir até o PSF     para realizar o atendimento e no local, os profissionais de saúde avaliarão a situação do paciente e o encaminharão para o hospital da cidade, ou o de João Pessoa. As ambulâncias são utilizadas para dar esse apoio aos moradores”, explica a secretária.
Segundo a secretária, os atendimentos de urgência e emergência nas residências são realizados pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU da cidade. “Nestes casos, a população deve ligar para o SAMU, no número 192, para ter  um atendimento mais imediato”, disse Alba.
Modernidade - As ambulâncias de Alhandra passaram no mês de setembro, por um processo de adaptação em sua estrutura interna e ganharam armários, para guardar materiais e equipamentos de enfermagem, como gases, algodão, ataduras e material de ventilação respiratória. Além de maca retrátil, que pode ser utilizada dentro e fora da ambulância, e bancos para uso dos médicos e toda a equipe socorrista. Já a ambulância adquirida pelo Pacto, oferece uma estrutura mais moderna, possui oxigênio, ar-comprimido, pranchas para mobilidade do paciente, coletes servicais e medicações vasoativas, para pacientes em estado de convulsões e paradas cardíacas.

secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES

busca no blog