Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

ALHANDRA: Secretaria de Educação de Alhandra lança projeto para estimular a leitura em escola do município

Cerca de mil alunos, desde a educação infantil até o 9º ano do
Ensino Fundamental, serão atendidos na primeira etapa do projeto.

Despertar o hábito da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno está entre os objetivos do Projeto Sexta-feira Literária que será lançado nesta sexta-feira (08), na escola municipal Zélia Correia do Ó, em Alhandra. A iniciativa da Secretaria de Educação vai atender, inicialmente, cerca de mil alunos desde a educação infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. A solenidade de abertura acontece a partir das 8h, na própria escola onde, no ano passado, já foram desenvolvidas atividades de estímulo à leitura com os alunos.
O projeto pretende, entre outras coisas, estimular o hábito da leitura e para isso todos os professores estão envolvidos, independentemente da disciplina que eles lecionam. “O projeto nasceu a partir da nossa percepção sobre a defasagem na leitura dos nossos alunos. Muitos não conseguem desenvolver textos coerentes, utilizam vícios de linguagem e por isso resolvemos criar essa atividade para estimular o hábito de ler e por consequência melhorar o vocabulário, facilitar a compreensão de textos e evitar os erros ortográficos”, explica a diretoria da escola, Maria José Ferreira.
Durante o evento os professores estarão caracterizados como personagens das obras escolhidas para serem estudadas no primeiro momento. As salas de aula também serão preparadas para receber os alunos. Os espaços serão ornamentados com temas específicos, lembrando personagens de histórias infantis. “A ideia é criar um ambiente, de modo que o aluno se sinta estimulado a ler”, destaca Mária José.
Para a supervisora da unidade educacional, Eliane Pereira, sem ler, o aluno não saberá pesquisar, interpretar textos, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. “Acreditamos que a partir deste projeto o aluno vai conseguir ter o domínio sobre a língua oral e escrita”, disse, acrescentando que a ideia é também promover o alargamento dos horizontes pessoais e culturais dos estudantes.
            O cronograma de leitura será pré-definido pela equipe pedagógica, mas os alunos também serão incentivados a sugerir material do seu interesse durante o projeto. Serão abordados gêneros variados como poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos ou artigos informativos.
No final de cada mês, haverá uma culminância para os professores disporem dos resultados obtidos durante os encontros com os alunos. O projeto Sexta-feira Literária foi criado pela equipe de supervisão da Escola Zélia Correia do Ó formada pelas educadoras Diana Bernardo, Eliane Pereira e Ceiça Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES

busca no blog