Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

quinta-feira, 15 de maio de 2014

500 DIAS DA GESTÃO DE MARCELO RODRIGUES EM ALHANDRA, RESULTADOS

População de Alhandra tem muito o que comemorar nestes
primeiros 500 dias de gestão do prefeito Marcelo Rodrigues

As contas e os salários em dia,  ruas pavimentadas, obras executadas, saúde com bons serviços, educação de qualidade, agricultura revigorada, ações sociais diversas, a cidade é outra

Eleito com 7.256 votos para administrar o município de Alhandra, o prefeito Marcelo Rodrigues (PMDB) festeja os primeiros 500 dias de governo, comprovando, na prática, que sua administração, de fato, mudou o dia a dia do município, para muito melhor, com a oferta de mais serviços,  com a disponibilidade de mais ações, com várias obras e, principalmente, com a aplicação correta dos recursos públicos. “Tenho a consciência tranquila que fiz e continuo fazendo pela minha cidade e meu povo o melhor que posso. O que não pude fazer até agora não foi por falta de interesse, mas por razões que fogem a minha vontade, mas, continuo na luta para que Alhandra melhore cada vez mais”, destacou o prefeito que nos próximos dias assinará a ordem de serviço de mais obras, a exemplo da construção de uma escola, de dois PSF’s, do Centro Comercial, da pavimentação de mais 30 ruas, da nova sede da Secretaria de Transporte, que ganhará um galpão para alojar os veículos do município, entre outras ações.
Focado no compromisso de oferecer os serviços essenciais a população de seu município, Marcelo Rodrigues reorganizou setores, ampliou serviços, trazendo para a população mais qualidade de vida e conforto. E as melhorias são perceptíveis em todos os setores. Na educação, por exemplo, as escolas ganharam novo piso, foram revitalizadas, a cidade ganhou uma unidade modelo, construída em parceria com a Fábrica Elizabeth, a merenda escolar além de estar mais nutritiva e variada, segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e inclui alimentos da agricultura familiar local, os professores, além de melhoria salarial, participam de capacitações periódicas, os alunos deficientes hoje têm assistência adequada, vários projetos, como o ‘Alhandra Leitora’, foram lançados e a Banda Escolar foi reativada com novos instrumentos, integrantes e fardamento. Em abril, a Secretaria lançou um livreto em quadrinhos com a história do município que será utilizado como material didático “A educação de Alhandra hoje é outra, sob todos os aspectos”, afirmas o secretário, Francisco de Assis.
Na saúde, o Hospital Municipal Alfredo de Almeida Ferreira de Alhandra passou por uma grande revitalização, teve seus espaços físicos restaurados, ampliados e novos equipamentos foram adquiridos e instalados e passou a atender em várias especialidades médicas, algumas nunca antes disponíveis em Alhandra. No atendimento às famílias, todos os PSFs da cidade, desde o início da gestão, funcionam com equipes completas e com os serviços odontológicos, ambulatorial e de saúde da mulher. Os mutirões de serviços para a prevenção de diversas doenças são realizados periodicamente e, em janeiro, a cidade ganhou uma Policlínica, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e um Centro de Reabilitação. A gestão do atual prefeito também implantou um laboratório de prótese dentária e outro de análises clínicas. Os agentes de saúde e os agentes de endemias do município receberam seus kits de trabalho para a realização das ações em campo. Em abril último, mais dois postos âncoras e um PSF padrão do Ministério da Saúde foram inaugurados. “Nunca Alhandra teve tantos e tão bons serviços nesta área”, destaca a secretária de Saúde, Albarina Kelly.
Na área social Alhandra deixou para trás o assistencialismo, para efetivamente avançar com ações que promovam a cidadania e respeito aos mais humildes. Através do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, a Secretaria de Bem Estar Social atende, regularmente, 100 crianças que recebem alimentação e desenvolvem atividades socioeducativas. o Cras – Centro de Referência e Assistência Social, que desenvolve atividades com os idosos, gestantes e jovens, atende 500 famílias, através de ações diversas de assistência integral. o Creas – Centro de Referência Especializado em Assistência Social acompanha mais de 100 famílias com ações de assistência. A secretaria também acompanha mais de três mil famílias beneficiadas  com o Bolsa Família no município e foi responsável pela formação dos conselhos municipais de assistência social, da criança e adolescente, do idoso, além de conduzir a eleição do conselho tutelar. A parceria com a Fazenda da Esperança para inclusão de dependentes químicos do município, a formação da primeira associação de pessoas com deficiência física do município, o desenvolvimento do projeto Mão dadas com o futuro em parceria com a Brennand Cimentos, para ofertar cursos de capacitação já beneficiou mais de 400 jovens. A distribuição de oito toneladas de peixe na Semana Santa, em 2013, e 17 mil, em 2014, além do remanejamento de 72 famílias de áreas de risco assegurando o aluguel social e a disponibilidade do Centro de Convivência constituem o conjunto de ações que mostram o quanto Alhandra avançou na área social nos últimos 500 dias.
No setor de infraestrutura, a Secretaria de Serviços Urbanos de Alhandra vem realizando um trabalho de intenso de limpeza, revitalização e organização tanto na cidade, como na zona rural. A coleta de lixo em Alhandra é realizada três vezes por semana, nos horários das 6h às 9h da manhã, em todos os bairros da cidade. Equipes da secretaria de serviços urbanos formada por 18 agentes realizam, diariamente, uma varrição nas ruas dos bairros da cidade.
Com foco e austeridade, as finanças do município estão bastante equilibradas. Todos os débitos do município herdados de antigas gestões foram pagos e/ou parcelados e se encontram em dia, a exemplo dos R$ 8 milhões do IPEMAD. A Prefeitura não tem contas pendentes, a folha é paga dentro do mês trabalhado e até de forma antecipada, os fornecedores recebem em dia, os contratos são todos analisados por uma comissão de licitação e, recentemente, foi criado um Plano de Controle e Acompanhamento da Execução Orçamentária que vai aperfeiçoar, ainda mais, os gastos públicos em Alhandra, seja na prestação de serviço, compras ou realização de ações. Na atual gestão, os recursos públicos são direcionados e utilizados em prol da população e em melhorias na cidade. Em abril, a Prefeitura tinha disponível R$ 10 milhões em caixa para investir na cidade com recursos próprios.
A informatização de toda a estrutura municipal, inclusive, escolas, PSF’s, hospital, a implantação da Sala do Empreendedor e da Casa da Cidadania, a criação da central de informática da Prefeitura, a estruturação da sala de licitação, a reestruturação do setor de Recursos Humanos, a atualização cadastral de todos os servidores, a partir de um rigoroso recadastramento, a centralização da Folha de Pagamento no prédio sede ( na gestão que antecedeu Marcelo, a folha de pagamento da Prefeitura era feita em João Pessoa), são algumas das ações da secretaria de Administração que contribuíram de forma decisiva na organização da atual gestão e, consequentemente, na melhoria da prestação de serviço à população e nos trâmites internos da Prefeitura.
Mais de 500 agricultores foram beneficiados, em 2013, com o programa de distribuição de horas de trator para o corte de terra, preparo do solo e o leiroamento da área para o plantio. No total, foram disponibilizadas quase 1.500 horas de trator e a previsão para este ano e dobrar essa quantidade. Além disso, cerca de 100 produtores contaram com o serviço de outros equipamentos, como da retroescavadeira para abertura de poços artesianos com objetivo de irrigar e criar alevinos, além de recuperar estradas para a escoação da produção. As campanhas de vacinação de animais também foram realizadas com sucesso a doação de 1.000 doses de vacina contra febre aftosa no mês de maio de 2013 e 1.200 doses no mês de novembro. O atendimento técnico no campo foi disponibilizado, gratuitamente, beneficiando mais de 200 agricultores locais. A casa de farinha foi recuperada e o matadouro público passou por melhorias. “A vocação agrícola de Alhandra agora está sendo valorizada”, atesta o secretário de Agricultura, Severino Pereira.
A Secretaria de Cultura tem valorizado os talentos da região e as tradicionais festas do município realizando eventos que mantém viva as comemorações, com o compromisso de aliar diversão e lazer à modestos investimentos. Tem sido assim com a Festa de São Sebastião, com os festejos de Carnaval, na tradicional festa de Emancipação, no autêntico São João, na comemoração da Festa da Padroeira da cidade, em agosto, e nos festejos de final de ano. Além disso, a Secretaria tem incentivado a formação de novos artesãos, ofertando cursos profissionalizantes nas mais variadas áreas, a exemplo de bordados, cerâmica, pintura, etc, e também realizado ações culturais diversas que fomentam e valorizam a cultura local e regional nas suas variadas formas de manifestação.
A Secretaria de Esporte tem estimulado e valorizado os desportistas do município, realizando campeonatos diversos, em várias modalidades, e paralelo a isso, está recuperando os estádios de futebol e ginásios poliesportivos com novos banheiros e vestuários, bebedouros, sistema de iluminação adequado. Em parceria com a Secretaria de Bem Estar Social foi lançado o projeto Show de Bola que, atende 200 crianças com treinos de futebol e outras atividades. Torneio de futebol só com jogadores do município, torneio sub 15 de futsal, torneio de Futvôlei, a Maratona da Emancipação são algumas das ações esportivas desenvolvidas no município.

A Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Alhandra vem obtendo grandes resultados quanto às questões de consultoria jurídica e a exclusividade da execução da dívida ativa de natureza tributária. Devido ao esforço da equipe, o nome da Prefeitura de Alhandra, que estava no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Publico Federal (Cadin),  foi retirado depois de um esforço concentrado de trabalho da assessoria jurídica, em parceria com o setor contábil e financeiro. Entre outras ações, o setor jurídico deu entrada numa ação civil pública por atos de improbidade administrativa para responsabilizar o ex-prefeito Renato Mendes (DEM) por ter acordado o parcelamento da dívida do Instituto de Previdência do Município (Ipemad) e não ter honrado o compromisso.


Diante do exposto, o prefeito Marcelo Rodrigues, mostra que vem fazendo um  bom trabalho. “Nossa gestão trabalha para melhoria na qualidade de vida do cidadão e as muitas ações desenvolvidas, os projetos e as obras, fazem com que a comunidade perceba e sintas no dia a dia que a cidade caminha para o desenvolvimento a passos largos, com uma melhor prestação de serviços,  e isso é apenas o começo”, finaliza o prefeito, que em abril último inaugurou a pavimentação de 16 ruas, a nova sede da Secretaria de Bem Estar Social e se prepara para inaugurar a revitalização do cemitério da cidade nos próximos dias.


SECOM

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES

busca no blog