Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

domingo, 29 de dezembro de 2013

História de superação: Diretor de presídio de Sapé é escolhido com destaque do ano por revista


O diretor do presídio regional de Sapé, Pastor Antônio Galdino  da Silva Neto foi escolhido como “ Destaque do ano 2013” pela revista  A Semana que publicou uma matéria falando da história de superação dele.
Em sua reportagem a revista lembra que após chegar bêbado em casa, Silva Neto discutiu com a mulher e a assassinou com um tiro. Por causa desse crime ele foi preso e cumpriu quatro anos e meio em regime fechado. Após esse período ele foi beneficiado com o regime semi-aberto e cumpriu o resto da pena de 15 anos e oito meses.
Em regime semi-aberto, Silva Neto foi prestar serviço na Assembléia Legislativa do Estado como segurança. Trabalhou por 16 anos no Poder Legislativo onde conheceu o então deputado estadual e hoje governador do Estado da Paraíba Ricardo Coutinho. “Como realizava bem o meu trabalho fui indicado para assumir a direção do presídio de Sapé, um convite que recebi em choque, eu não podia acreditar”, relembra Silva Neto.
O trabalho realizado por Silva Neto no presídio de Sapé tem despertado a atenção de autoridades e da imprensa: a cada cem pessoas que passa pela sua prisão, apenas duas reincidem. Um contraste com as estatísticas do país, onde estudos apontam que aproximadamente 70% voltam para mundo do crime. O segredo ele mesmo conta: “ trato os presidiários como se fossem meus filhos. Pego no pé mesmo, mas é porque os quero bem”, justifica.
No presídio de Sapé, o pastor Silva Neto implantou um modelo de qualificação para os detentos e o método tem gerado tantos resultados que o presídio passou ser referência e o diretor, um ex-presidiário, tem viajado para diversas cidades brasileiras para palestrar sobre sua administração prisional.
Em Sapé, os presidiários podem terminar o ensino fundamental ou médio e também participar de cursos de culinária, pintura, artesanato e outros. Fora isso, o presídio comandado por Silva Neto é o que tem o menor índice de reincidência.

Paullo Cosme\Revista A Semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES

busca no blog