Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Câncer de próstata matou 178 homens na PB este ano, diz Saúde

Dados são da Secretaria de Estado da Saúde.
Campanha 'Novembro Azul' alerta para riscos.

Do G1 PB

O câncer de próstata já matou 178 homens somente este ano na Paraíba, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. A campanha 'Novembro Azul' alerta para esse risco e orienta para o diagnóstico precoce. De acordo com o médico urologista Rafael Rebouças, o preconceito em torno da doença e dos exames preventivos já vem sendo desmistificado.
"A gente vem notando que aos poucos o preconceito diminui com a informação, por isso é importante mobilizar, orientar e explicar ao homem essa incidência tão grande desse câncer, que é o segundo que mais acontece no homem, mas quando diagnosticado precocemente consegue chance de cura superior a 90%", disse.
O especialista alerta que homens de 40 a 45 anos já devem fazer o exame. "É um exame tão simples, comparado ao das mulheres, que a maioria dos homens até se surpreende depois do exame do toque. Temos também o PSA, que  é o que mais dá o diagnóstico através do sangue, sendo facilmente realizado em qualquer laboratório e pode sugerir alterações típicas do câncer de próstata", afirmou o especialista.
"Engana-se o homem que acha que deve esperar sentir alguma coisa para procurar o médico, porque o câncer de prostata é silencioso e não tem sintoma nenhum. Quando tem algum sintoma significa que a doença já avançou a ponto de prejudicar muito as chances de cura", concluiu.
Campina Grande e João Pessoa fazem parte da campanha 'Novembro Azul'. Segundo as respectivas secretarias municipais de saúde, a programação é voltada não somente para a prevenção do câncer de próstata, mas também para várias outras ações para a saúde dos homens, como o combate ao tabagismo, hipertensão, diabetes, DSTs etc.
Na capital paraibana, o calendário de atividades prevê alertas voltados ao sedentarismo, hipertensão, diabetes e fumo. Segundo o secretário de saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, no próximo sábado (9) as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estarão abertas especialmente com objetivo de realizar consultas para o público masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES

busca no blog