Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Aplicativo alertará motoristas sobre trechos perigosos e estatísticas nas rodovias.

O Ministério da Justiça premia, nesta quinta-feira (21), às 18h, os vencedores do II Concurso de Aplicativos para Dados Abertos.

Os aplicativos permitem visualizar dados de acidentes de trânsito, captando aumentos e diminuições nos períodos selecionados, trechos, tipos de veículos que mais se envolvem nos acidentes, perfil dos condutores e outras informações.

Conforme o edital, as equipes vencedoras terão seu aplicativo publicado no site Portal Brasileiro de Dados Abertos e serão premiadas no portal do Ministério da Justiça.

Cada participante da equipe classificada em primeiro lugar receberá, ainda, um notebook como prêmio.

O concurso é uma iniciativa do MJ; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Controladoria-Geral da União; e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), representado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br) por meio do Escritório Brasileiro do W3C Brasil.

Segundo coordenador do programa de transparência e acesso à informação, Victor Pimenta, o objetivo é aproximar os desenvolvedores participantes do concurso com o público-alvo. 

O MJ realizou ainda consulta com pessoas e entidades envolvidas na política de segurança no trânsito e prevenção de acidentes.

“Trabalhamos para a construção de uma internet rica e democrática, na qual todos os cidadãos tenham acesso aos dados públicos e possam livremente desenvolver, criar, distribuir e utilizar. É justamente essa web protegida pelos princípios da liberdade, da neutralidade, da colaboração e da universalidade que se busca consolidar com a aprovação do marco civil da internet”, comentou Victor Pimenta.

As bases de dados que serão utilizadas foram disponibilizadas pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), em formato aberto, e estão publicados de modo a permitir sua utilização por toda a sociedade.

Fonte: Gutemberg Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES

busca no blog