Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

quarta-feira, 17 de abril de 2013

GOVERNO APOIA JUSTIÇA ELEITORAL NO CADASTRAMENTO DE ELEITORES PARA SISTEMA BIOMÉTRICO DE VOTAÇÃO


O Governo do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vão firmar um Termo de Cooperação para reforçar o cadastramento de eleitores para o sistema biométrico de votação, com apoio de pessoal, estrturua física e logístico. O objetivo da parceria é garantir um sistema de votação democrático e seguro, com biometria, com a qual o eleitor será identificado por meio das digitais cadastradas pela Justiça Eleitoral.

Na parceria que será firmada, o Governo do Estado vai disponibilizar à Justiça Eleitoral, entre maio de 2013 e março de 2014, espaço físico para a instalaçao de postos de atendimento com área suficiente para colocar equipamentos, acomodar os servidores e eleitores. Também serão colocados servidores estaduais à serviço do TRE-PB, durante o período do cadastramento, que terá ampla divulgação.

Serão instalados inicialmente pelo Governo do Estado postos nos seguintes locais: na Cagepa, em Jaguaribe; nas Casas de Cidadania de Manaíra, Mangabeira, Tambiá e de Jaguaribe; no Centro Administrativo do Estado; no Detran; na Procuradoria do Estado, na avenida Epitácio Pessoa; e na PBPrev, no bairro dos Estados.

Com a parceria entre o TRE-PB e Governo do Estado será possível pulverizar o atendimento para que as pessoas possam se cadastrar em locais mais próximos de onde moram, trabalham, proporcionando conforto ao cidadão.

O cadastramento de eleitores para o sistema de votação biométrica no Estado vai se estender até o dia 21 de março de 2014. Ao todo, a Justiça Eleitoral pretende realizar o cadastramento biométrico dos eleitores de 19 municípios da Paraíba, totalizando 898.254 biometrias. Apenas em João Pessoa são atualmente 480.237 eleitores que precisam passar pelo cadastramento, sob pena de perderem o direito ao voto nas próximas eleições.

Segundo o presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, a grande dificuldade que o TRE-PB vem sofrendo diz respeito à carência de pessoal para executar o serviço. “Recebemos o equipamento do Tribunal Superior Eleitoral para realizar a biometria, mas não temos pessoal suficiente para cumprir a demanda. Esperamos agora formalizar com o apoio dos órgãos públicos, como Governo do Estado, prefeituras e o próprio Tribunal de Justiça da Paraíba, que já firmou parceria conosco”, comentou.

O procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro, ressaltou a importância do estabelecimento da parceria com a Justiça Eleitoral para contribuir com o processo de cadastramento biométrico, disponobilizando estrutura física, pessoal de apoio e colocar os órgãos que formam o Governo do Estado à disposição para contribuir com o cumprimento da meta e missão do TRE-PB para cadastramento dos eleitores paraibanos para a utilização do novo sistema de votação com indentificação por meio de biometria.

Além de João Pessoa e Campina Grande, o cadastramento biométrico deverá ocorrer nas cidades de Boa Vista, Lagoa Seca, Logradouro, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Mataraca, Catingueira, Aguiar, Nova Olinda, Massaranduba, Caiçara, Serra da Raiz, Capim, Itapororoca, Emas, Olho D’água e Igaracy.
FONTE: SECOM-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES

busca no blog