Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

sábado, 13 de abril de 2013

DEPUTADO DISCUTE QUALIFICAÇÃO DE CUIDADORES DE DEPENDENTES QUÍMICOS COM REITORA DA UFPB


 Uma parceria que pode transformar a forma de cuidar de dependentes químicos na Paraíba. Preocupado com o alto índice de consumo de droga no estado, principalmente o crack, o deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB) se reuniu nessa sexta-feira (12) com a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, para discutir um projeto desenvolvido pela instituição que vai qualificar cuidadores de dependentes químicos.

“Nós temos qualificação para pessoas que cuidam de crianças, de idosos, de pessoas com necessidades especiais, mas não temos essa preparação para os que vão cuidar de dependentes de drogas e um projeto como esse desenvolvido pela UFPB é muito importante para o tratamento desses dependentes”, afirmou Trocolli.

O parlamentar apresentou à reitora Margareth os números do crack na Paraíba que, atualmente, tem 35 mil usuários de droga. Desse total, 62% dos dependentes são crianças e adolescentes com idade entre 10 e 18 anos. Significa que 21,7 mil jovens paraibanos já estiveram em contato com o crack, sendo que 8,7 mil usuários têm entre 10 e 14 anos de idade e outros 13 mil estão na faixa etária dos 14 aos 18 anos. Além disso, 80% dos crimes violentos ocorridos no estado é uma consequência do uso da droga. Os dados são do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (Cebrid).

A professora Margareth Diniz também demonstrou-se preocupada com os índices alarmantes de dependência química na Paraíba e informou ao parlamentar que a UFPB está formando uma equipe de cuidadores desses dependentes que atuará justamente no auxílio a essas pessoas.

Segundo a Reitora, a equipe está sendo formada pelo Serviço de Atenção à Saúde do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (SAS/CCS/UFPB), e cumprirá, quando concluída sua formação, uma das principais atividades da universidade pública no país que é a extensão.

O projeto alegrou Trocolli Júnior que há 11 anos vem encabeçando as discussões em torno do problema. O deputado ressaltou que preparar pessoas para cuidar de dependentes de drogas é algo que vai trazer melhorias para o tratamento do vício das drogas.
FONTE: ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES

busca no blog