Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ricardo recebe deputados e prefeitos e determina providências para problema de falta d'água


O governador Ricardo Coutinho recebeu, na noite desta quarta-feira (27), na Granja Santana, uma comissão formada pelos deputados estaduais Gervásio Filho e Hervázio Bezerra e pelos prefeitos de Belém, Logradouro e Tacima, que pediram providências emergenciais para o problema do abastecimento d’água após a barragem da Lagoa do Matias ter secado.

Na ocasião, Ricardo determinou que representantes da Cagepa, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM) e da Defesa Civil visitem nesta quinta-feira (27) os municípios de Belém, Logradouro, Caiçara e Tacima para realizar um diagnostico e elaborar um plano emergencial para resolver o problema de abastecimento de água nestas localidades.

Durante a audiência, Ricardo Coutinho garantiu que adotará medidas emergenciais como a renovação dos contratos e ampliação dos carros pipa e a perfuração e recuperação de poços para garantir o acesso à água neste período de estiagem.

O governador também determinou que a Cagepa e a Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia iniciem estudos para avaliar se a melhor alternativa para resolução do problema será recuperar a barragem da Lagoa do Matias ou a construir uma adutora de 12 km que leve água do manancial de Canafístula I para os municípios de Belém, Logradouro e Tacima e Caiçara. “Posso garantir que o governo não medirá esforços para resolver a médio prazo o problema de abastecimento na região”, ressaltou Ricardo.



O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, informou que nesta quinta-feira estará junto com representantes de outros órgãos do governo visitando os municípios para que medidas sejam tomadas da maneira mais ágil possível. Deusdete esclareceu que desde o mês de outubro a água da barragem da Lagoa do Matias vem sendo racionada, mas com a falta de chuvas não havia como impedir a baixa do nível do manancial.

O deputado estadual Gervásio Filho avaliou como positiva a audiência mantida com o governador Ricardo Coutinho. “Tivemos uma audiência muito positiva com a garantia da ampliação do programa de carros pipas e a perfuração de poços como medidas mais emergenciais. Por outro lado, tivemos a garantia do governador de iniciar estudos para construção de uma adutora para trazer água da barragem de Canafístula para os municípios que seria uma solução definitiva para o problema”, destacou.



De acordo com Gervásio Filho, os problemas ocasionados pela estiagem são uma realidade e o Estado e municípios devem tomar medidas preventivas para evitar que situações como estas aconteçam. “É por isso que buscamos realizar essa conversa entre o governador e os prefeitos na busca de parcerias para solucionar um problema tão grave”, completou o parlamentar.

O prefeito de Belém, Roberto Flávio, disse que os municípios de Belém, Logradouro, Caiçara e parte de Tacima vivem uma situação de calamidade pública com o desabastecimento d’água da zona urbana, mas enfatizou que a conversa com o governador foi positiva pela discussão de soluções de curto e médio prazo. “Recebemos a garantia de mais carros pipa e construção de poços para resolver o problema de forma emergencial. Estaremos recebendo a equipe de governo que também iniciará estudos para a resolução definitiva do problema”, comentou.

Participaram da audiência o atual prefeito de Belém, Roberto Flávio, o prefeito eleito de Belém, Edgar Gama, o prefeito eleito de Tacima, Erival Bezerra, o prefeito de Logradouro, Betinho Alves, e a prefeita eleita Célia Maria, o vereador de Caiçara, Edilson Alves, e o padre Joaquim da paróquia de Tacima.


Fonte: Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES

busca no blog