Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O PÓ PRETO NÃO É EXCLUSIVIDADE DE CAAPORÃ

CONFIRA A MATÉRIA PUBLICADA NO BLOG DO EDNEY DE PERNAMBUCO:

Poluição causada pela Usina prejudica moradores em Palmares

MATÉRIA PUBLICADA EM 01/11/2011



Moradores de uma comunidade de Palmares, na Zona da Mata Sul, denunciam que a Usina NorteSul está poluindo o ambiente. De acordo com os moradores, muitas casas estão sendo invadidas por um pó preto que vem da chaminé da usina.
A Usina NorteSul está em plena época da moagem. Os caminhões carregados de cana não param de chegar. Bom para a usina. Mas o período é sinônimo de preocupação para quem mora perto, como os moradores da Cohab I.
Uma dona de casa passou a vigiar as torres que soltam a fumaça. Quando está escura, ela já sabe: vai ter mais trabalho. O terraço precisa ser varrido diversas vezes por dia e sempre está coberto por uma fuligem preta. A casa fica fechada a maior parte do tempo e até um plástico foi colocado embaixo da telha. Não adiantou muito. “Desde que começou a moagem, a gente varre muitas vezes. Quem não tem plástico ainda é pior”, disse.
A situação desta dona de casa não é isolada. Todas as famílias da Cohab I de Palmares estão sofrendo com a moagem da usina. Uma outra dona de casa Maria Alice já botou até cimento para evitar a entrada de pó pelas frestas do telhado. Não resolveu. Quando se passa o dedo na estante, só sujeira.
Nos quartos, as camas estão cheias de pó. Nem a cozinha escapa. Os armários também ficam sujos. Toda essa sujeira é um risco para a saúde. “Fico com garganta inflamada, espirrando. E olhe que eu não tenho nenhum problema respiratório, imagina as crianças como ficam”, reclamou.
Um agente de saúde alerta as autoridades para os riscos de saúde que a comunidade está sofrendo, principalmente com as doenças respiratórias que seriam causadas pela fumaça e fuligem  da palha da cana. Os principais prejudicados são idosos e crianças. ”Seria bom os responsáveis pela empresa colocar filtro para diminuir mais o que é lançado”, disse o agente.
Nossa equipe tentou contato com os proprietários da usina, mas até o fecha dessa edição não conseguimos falar com ninguém. O espaço fica aberto para quaisquer esclarecimentos por parte da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES

busca no blog