Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Manoel Monteiro é homenageado em sua última sessão no Pleno do TJ

Luiz Silvio Ramalho Júnior destacou a integridade do homenageado

Depois de 37 anos dedicados à magistratura estadual, o desembargador Manoel Soares Monteiro participou, nesta quarta-feira (29), no Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, de sua última sessão como membro efetivo da Corte. O magistrado se aposenta, compulsoriamente, nesta sexta-feira (31). Na oportunidade recebeu manifestações dos colegas e homenagens pelos relevantes serviços prestados à Magistratura. Além dos desembargadores, estavam presentes juízes, diretores, gerentes, servidores e familiares do homenageado. No final da tarde, sendo o membro mais antigo em plenário, Manoel Monteiro presidiu os trabalhos da Corte, encerrando suas atividades de plenário como presidente.
Coube ao desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, decano do Tribunal, falar em nome do Colegiado. Ele lembrou a trajetória do homenageado, pautada de forma íntegra, com competência, sabedoria e acima de tudo, de respeito, amizade e transparência com os magistrados, promotores, servidores e advogados. “Desembargador Manoel Monteiro, sua maior qualidade é ser um homem honesto, íntegro e amigo. Sua reverência fará falta a esta Corte.”, disse.
Já o presidente do Tribunal, desembargador Abraham Lincoln, agradeceu a dedicação e o comprometimento do homenageado com as causas da Justiça. “O senhor deixa a atividade judicante, mas seu nome ficará gravado em nossas mentes.”, observou.
Para os desembargadores Carlos Martins Beltrão Filho e Maria das Graças Morais Guedes, que trabalharam como substitutos no gabinete de Manoel Monteiro, na época que eram juízes de 3ª entrância, o aprendizado e a experiência que adquiriram junto ao desembargador foi determinante no crescimento de suas carreiras como magistrados. Neste mesmo sentido, os desembargadores Joás de Brito Pereira Filho e José Ricardo Porto destacaram que o homenageado “é exemplo para atual e novas gerações de juízes”.
O desembargador Frederico Nóbrega Coutinho fez referência ao período de preparação para o concurso de Juiz Substituto do Poder Judiciário estadual, além de ensinamentos de vida, que o desembargador Monteiro deixará a cada membro do TJPB. “Deixarás saudades e vários, vários ensinamentos de vida! Um deles a gratidão! E nós somos gratos pelos trabalhos prestados e desempenhados pelo homenageado.”, asseverou.
O representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba, Jonhson Abrantes, demonstrou sua satisfação pelo convívio com o desembargador na atividade judicante. “O senhor deixa uma marca irretocável em toda sua trajetória na Magistratura, assim como intransponível no respeito com cada advogado”, disse.
O novo presidente da Associação do Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior, disse que o homenageado é uma referência para toda a classe, sobretudo pela postura de franqueza e transparência. “Um homem honrado que dignificou a toga. Sua saída deixará um lacuna neste Poder.”, afirmou.
O desembargador Manoel Monteiro agradeceu as manifestações e lembrou sua dedicação de corpo e alma à causa da Justiça. “Durante o período de minha atividade judicante neste Tribunal, exerci o cargo com muito orgulho”, disse ele, agradecendo a Deus, aos familiares e servidores. “Não guardo débito ao agradecer aqueles que estiveram comigo nesta Corte, pois de cada um deles, conservo lembranças vivas na memória.”, concluiu o desembargador Monteiro.
Resumo da atuação profissional – Manoel Soares Monteiro ingressou na Magistratura em 25/11/1975. Foi juiz das comarcas de São José de Piranhas, Sousa, Campina Grande e João Pessoa. Exerceu, ainda, jurisdição como Juiz Substituto nas Comarcas de Pombal, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Bonito de Santa Fé, Cajazeiras, Uiraúna, Aroeiras, Alagoa Nova, Pocinhos São João do Rio do Peixe. Como membro do TRE, foi corregedor e presidente, tendo sido juiz eleitoral em várias zonas eleitorais. Foi membro e presidente da turma recursal da capital por mais de cinco anos. Em 25/05/2005 tomou posse no cargo de desembargador, promovido que foi pelo critério de antiguidade.

Da Redação (com Assessoria)
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES