Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Euller afirma que PM diminuiu criminalidade em 18% em 2011 e estancou assaltos a bancos

O comandante da Polícia Militar Euller Chaves fez um balanço das atividades da Polícia Militar durante o ano de 2011 com exclusividade para o portal Paraíba.com.br. Segundo o coronel, a PM teve algumas ações muito positivas durante o ano e conseguiu diminuir a criminalidade em 18%, impedindo a escalada da violência que vinha avançando ano a ano no estado. “No conjunto, o ano foi muito positivo, apesar das dificuldades que não são só da Paraíba. Temos problemas, mas estamos conseguindo avançar”, acredita o comandante.

Entre as ações, Chaves citou em primeiro lugar as instalações de algumas unidades de polícia solidária no Alto do Mateus e em Mandacaru e o combate as explosões a banco. “Prendemos algo em torno de 80 marginais. Isso acalmou essa onda incessante que vinha acontecendo no estado”, listou o coronel que seguiu fazendo a avaliação do ano.

“Ainda estamos preparando a inauguração de um polícia solidária no Bairro de São José. Essa política de proximidade do cidadão tem sido uma tônica muito importante nesse contexto (de diminuição da criminalidade). Com isso conseguimos reduzir alguns índices, como o de roubos a transportes coletivos, pessoas. Podemos ainda ressaltar a diminuição de crimes violentos, como homicídios, e latrocínios com lesões corporais seguidas de mortes”, frisou o comandante.

Segundo dados apontados pelo coronel, o histórico da criminalidade no estado revela que de 2008 para 2009 houve um crescimento da ordem 21,8%, entre 2009 e 2010 o crescimento foi de 24,9%. “Em 2011 cresceu, mas cresceu bem menos. O fechamento do ano mostra um crescimento em torno de 7% a 7,5%. Isso dá uma redução do crescimento de 18%. Começamos a reduzir a curva dos crimes mais violentos”, comemora Chaves.
Outros avanços – O comandante lembrou ainda que a PM obteve avanços também com a instalação da guarda militar da reserva. “É um referencial importante. Com isso ganhamos efetivos para as ruas. Ainda começamos a incrementar, do ponto de vista estratégico, o policiamento especial, no caso, o policiamento turístico. Tivemos a criação da Seatur, que é uma tendência em fase da chegada da Copa do Mundo. Precisamos profissionalizar mais ainda essa atividade. Você trata bem o turista, ele fala bem do estado, e as pessoas voltam. A criação dessa companhia foi muito importante”, entende.

“Estamos formando em torno de 500 novos soldados, oficiais, sargentos. Essa deságua será no limiar de julho. Fizemos avanços na humanização interna com programas de auxilio ao policial militar. Adquirimos dois uniformes para cada homem. Tinha efetivos que estavam a mais de dois anos que não recebiam uniformes. Vamos iniciar 2012 com mais um conjunto de uniformes. Serão 27 mil conjuntos de uniformes de instrução para a PM, e uniformes de qualidade. Isso tudo gera dignidade da pessoa humana”.

Ainda segundo o comandante, só a PM apreendeu cerca de 1,5 armas de fogo. “O número de pessoas presas e apreendidas foi impressionante. Nessa linha de resultados, conseguimos apreender quase 8 vezes mais a quantidade de crack do que foi apreendido em 2010”, finalizou. 
 

Paulo Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES