Páginas

Amigos de Caaporã

SHOPPING LUX MAGAZINE

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Quando perdemos a razão?

Uma propaganda de Tv sobre política mostrava o diálogo entre um senhor idoso e um jovem comentando sobre a política no país na época do coronelismo, quando existia os chamados "votos de cabresto". De uma forma bem humorada a propaganda mostrava o senhor contando a seguinte piada:

"Depois de votar em uma eleição, o coronel voltava pra sua fazenda trazendo consigo os seus peões que ele levara para votar. No caminho um dos peões perguntava: Patrão, em quem agente votou mesmo? Ao que o patrão respondia: O voto é secreto!."

Hoje, com a segurança da urna eletrônica, os coronés já quase não existem e os votos realmente são "secretos". Sim, secretos até certo ponto. Manifestamos as nossas preferências no tocante a candidatos de nossa cidade, estado e país. E com isso, acabamos por ferir este que deveria ser a máxima da política, o voto secreto.

Durante o período de campanha politica, os candidatos tentam nos convencer de que são os melhores para governar, para nos representar nas câmaras do país. Mas, o que eles mais fazem, na maioria das vezes é negociar o preço do voto do eleitor. Neste caso, consciente de que os políticos nada farão para tornar melhor a nossa realidade, muitos de nós perdem a razão e negociam o seu voto a preços que nunca vão pagar pelos estragos causados pelos maus políticos espalhados por nosso país.

Ficamos indignados quando vemos cenas chocantes na TV de negociatas sujas de mensalões, dinheiro escondidos em cuecas, calcinhas, sutiãs e agora até meias. São imagens fortes que nos dizem que somos não existem mais pessoas honestas no meio político. Não nos culpamos por isso. Tudo, menos nos culpar. Mas, quem votou? Quem vendeu o voto, para poder eleger os mestres da corrupção nacional? Em um país onde a impunidade é marca registrada, onde corrupção é sinônimo de políticos, injustiça é realidade para todos, não devemos esperar que após tantos anos de uma cultura coronelista e de votos de cabrestos, isto fosse mudar agora. Quando perdemos a razão? Quando abrimos mão de votar consciente.

Um comentário:

  1. Voce confia na urnas eletronica? Porque nenhum pais do mundo usa até hoje, tem paises como Alemanha, Holanda e Inglaterra que nossas urnas são proibidas...porque só o Brasil usa? veja www.fraudeurnaseletronicas.com.br

    ResponderExcluir

Os comentários sobre as publicações nesse blog passarão pelo moderador e só publicaremos comentários de pessoas que estiverem devidamente identificadas e que não denigram a imagem de outrem.

VISITANTES